Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos. Amém.
SÃO BENEDITO
São Benedito, também conhecido como Benedito, o Mouro, ou Benedito, o Negro, foi um frade franciscano que viveu no século XVI. Nasceu na Sicília por volta de 1526, filho de pais que eram ex-escravos ou descendentes de escravos. Ingressou em um convento franciscano em Palermo, onde ficou conhecido por seu espírito de oração, humildade e obediência.
Apesar de ser um irmão leigo analfabeto, foi nomeado mestre dos noviços e mais tarde eleito superior do convento. Também era conhecido por sua sabedoria e discernimento, e muitas pessoas buscavam seu conselho. Foi agraciado por Deus com o dom de milagres, incluindo multiplicar alimentos e curar cegos e surdos. Após seu mandato como superior, retornou à cozinha com alegria e humildade, onde continuou a servir seus irmãos frades até sua morte.
Foi canonizado pelo Papa Pio VII em 1807 e é um dos santos padroeiros de Palermo. No Brasil, é amplamente venerado entre a comunidade negra e é considerado o santo padroeiro dos cozinheiros e chefs, devido ao seu trabalho na cozinha do convento.
São Benedito e protetor de que?
São Benedito é conhecido como o protetor dos cozinheiros, cozinheiras e da cozinha.
Qual é a proteção de São Benedito?
A proteção de São Benedito estende-se aos pobres, aos animais e a todos aqueles que necessitam de ajuda e compaixão.
Qual o significado de São Benedito?
São Benedito é um símbolo de humildade, caridade e amor ao próximo, sendo venerado por sua vida dedicada ao serviço dos menos afortunados.
Porque São Benedito carrega uma criança nos braços?
A imagem de São Benedito carregando uma criança nos braços não é um atributo comummente associado a ele; pode haver confusão com outros santos. São Benedito é mais frequentemente representado com um saco de pão ou com animais, simbolizando sua caridade e cuidado com os pobres e com a natureza.
Meu nome é Roger. Sou uma pessoa em busca de autoconhecimento, expansão da minha mente e melhoria diária e contínua como um habitante deste planeta. Compartilho práticas que deram sentido à minha caminhada e espero que possam ajudá-los na trajetória de cada um, de acordo com seus limites, anseios e possibilidades. Acredito que individualmente podemos contribuir para a criação e expansão de uma mentalidade coletiva em prol do bem comum, do amor, da gratidão e do perdão. E assim, unir todos os povos, na busca de um mundo melhor.